Boletim da HomeopatiaOnLine
O fantástico mundo da Internet
Pesquisas comprovam eficácia da Homeopatia




[Fonte: Suplemento Equilíbrio da Folha de São Paulo de 03/06/2004]
por: KARINA KLINGER - FREE-LANCE PARA A FOLHA

Três estudos brasileiros que foram apresentados no 8º Encontro Internacional de Pesquisas Institucionais em Homeopatia, realizado no final do mês passado, em São Paulo, indicam que o tratamento homeopático é eficaz em casos de amigdalite, de refluxo gastroesofágico e de sintomas da menopausa.

O pediatra Sérgio Eiji Furuta, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), usou a metodologia conhecida como duplo cego para avaliar os efeitos da homeopatia no tratamento de amigdalite recorrente e no crescimento anormal de adenóide. Nesse tipo de pesquisa, nem médico nem paciente sabem quem está sendo medicado e quem está tomando placebo (substância inócua).

Eram 80 crianças de três a sete anos, todas com indicação de cirurgia -40 para retirada das amígdalas e 40 para remoção das adenóides. Durante quatro meses, metade tomou medicação homeopática e a outra metade, placebo. "No final, 78% daquelas com amigdalite não tiveram de recorrer à cirurgia, pois a infecção foi controlada", afirma Furuta. Entre os pacientes com adenóide, porém, o resultado não foi bom: 85% precisaram ser operados. "Em geral, a homeopatia demora pelo menos um ano para agir sobre as adenóides, mas as crianças não podiam esperar mais tempo", diz.

O estudo do gastrenterologista Pedro Onofre, da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, envolveu 40 pessoas com refluxo gastroesofágico (retorno do conteúdo gástrico para o esôfago). A melhora no bem-estar geral e a interrupção de sintomas como sensação de queimação e azia foram bem mais freqüentes entre aquelas tratadas homeopaticamente (77% e 67%, respectivamente) do que entre os pacientes que ingeriram placebo (28% e 11%).

Na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, 32 mulheres entre 50 e 67 anos que não podiam ou não queriam fazer terapia de reposição hormonal utilizaram a homeopatia durante um ano para reduzir os sintomas da menopausa. Segundo o ginecologista João Mattoso, a maioria afirmou ter menos fogachos, insônia, dor de cabeça, irritabilidade e palpitações. Além disso, a homeopatia elevou o nível de HDL (colesterol "bom").
 


Imprimir esta página
Enviar esta página para alguém por e-mail

Veja também:
Febre: o terror das mamães e vovós
O medo mórbido que a maior parte das pessoas tem da febre é causado apenas po... (continuar)

 

© 1998-2014 HomeopatiaOnline - Termos e Condições de uso
Proibida a cópia parcial ou total do conteúdo deste site.